domingo, 20 de novembro de 2011

NIRBAL KE BALA RAMA*

    Embora tenha adquirido um conhecimento razoável do hinduísmo e outras religiões, viria a apender que apenas esse conhecimento não era suficiente para me ajudar nas adversidades. Ninguém sabe o que salva um homem em seus momentos mais críticos, nem de onde ele tira a sua força. Se for uma pessoa sem fé, provavelmente atribuirá o fato de ter-se salvo por acaso. Se for uma pessoa de fé, dirá que Deus o salvou, e provavelmente concluirá que seus estudos religiosos ou sua disciplina espiritual estão por trás do estado de graça em que se encontra.
    
     Num momento de desespero, porém, a pessoa não consegue discernir como ocorre esse resgate. Quem, orgulhoso de sua força espiritual, já não a viu humilhada até o pó? O conhecimento religioso, ao contrário da experiência em si, é apenas um grão de areia em momentos de adversidade. Foi na Inglaterra que descobri que o conhecimento religioso em si é fútil. Não sei como tinha me livrado de algumas situações-limite na minha vida até então. 

GANDHI, M. K. Autobiografia - minha vida e minhas esperiências com a verdade.
São Paulo: Palas Athena, 1999. p 75.

*Rama é o amparo dos desamparados, a força dos fracos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gandhi discipando as trevas...beleza.
sda